segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pé em Hiroshima - Japão

Todo turista que vai ao Japão e gosta de fatos históricos e geográficos, não pode deixar de visitar Hiroshima, por isso, contaremos um pouco da história e postamos algumas fotos atuais clicadas pelo amigo Fábio Barciela que esteve recentemente no Japão em Novembro/2012. 

Então, Hiroshima ou Hiroxima é a capital da província japonesa de Hiroshima. Fica no rio Ota (Ota-gawa), cujos seis canais dividem a cidade em ilhas.  Cresceu em torno de um castelo feudal do século XVI. Recebeu o estatuto de cidade em 1589. Serviu de quartel-general durante a guerra sino-japonesa (1894-95).

Em 06 de agosto de 1945 foi a primeira cidade do mundo arrasada pela bomba atômica de fissão denominada Little Boy, lançada pelo governo dos Estados Unidos, resultando em 250 mil mortos e feridos.

A cidade de Hiroshima foi fundada na costa do Mar Interior em 1589 pelo poderoso guerreiro Mōri Terumoto, que fez dela a sua capital após deixar o Castelo Koriyama na Província de Aki. O Castelo de Hiroshima foi rapidamente construído e Terumoto mudou-se para ele em 1593. Terumoto estava do lado perdedor na batalha de Sekigahara. O vencedor, Tokugawa Ieyasu, destituiu Mōri Terumoto da maioria de
seus feudos, incluindo Hiroshima e cedeu a província de Aki para Fukushima Masanori, um daimyo que havia apoiado Tokugawa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Segundo Exército e o Exército Regional de Chugoku eram sediados em Hiroshima, enquanto o quartel general da Marinha localizava-se no porto de Ujina. A cidade também possuía grandes depósitos de suprimentos militares e era um centro chave para a navegação.

O bombardeio de Tóquio e outras cidades do Japão durante a Segunda Guerra Mundial causou uma destruição em massa e centenas de milhares de mortes, quase todos de civis, na maioria mulheres e crianças. Por exemplo, Toyama, uma região urbana de 128 mil habitantes foi quase totalmente destruída, e acredita-se que ataques incendiários em Tóquio causaram 90 mil vítimas. Não existiam esse tipo de bombardeios aéreos em Hiroshima. Entretanto, a ameaça sempre existia e para se proteger contra possíveis bombardeios em Hiroshima, estudantes entre 11 e 14 anos foram mobilizados para demolir casas e criar um firebreak (intervalo sem material inflamável para retardar o espalhamento do fogo) .

Em uma segunda-feira, 6 de agosto de 1945, às 8 horas e 15 minutos da manhã, a bomba atômica "Little Boy" foi lançada sobre Hiroshima por um bombardeiro B-29 americano, o Enola Gay, matando instantaneamente por volta de 80 mil pessoas. Ao final do ano, ferimentos e a radiação causaram um total de 90 a 140 mil vítimas.Aproximadamente 69% das construções da cidade foram completamente destruídas  e cerca de 7% foi severamente danificada.

Pesquisas sobre os efeitos do ataque foram restritas durante a Ocupação do Japão e as informações censuradas até a assinatura do Tratado de São Francisco em 1951, devolvendo o controle do país para os japoneses.

Um prédio atingido proximo ao epicentro da explosao, deixado como marca para que as pessoas repensem sobre guerras e armas atomicas.

O que fica como lição? O que queremos com a divulgação deste post? Criarmos uma conciência que o mais importante é a paz. Paz é tudo!

 Hiroshima hoje
 Memorial
 Memorial
 Museu da paz
 Antes da explosão da bomba
 Depois da explosão da bomba
 
Antes da bomba
Depois da bomba
 Livro com os nomes dos mortos na época (Apenas os contabilizados)
 Peças no Museu
 Peças no museu
 Peças  no museu

 Prédio em ruinas - Prédio atingido próximo ao epicentro da explosão, deixado 
como marca para que as pessoas repensem sobre guerras e armas atômicas.













 Isso era um telhado

Curta nossa FanPage no facebook: www.facebook.com/penaviagem

Nenhum comentário: